SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!

É COM MUITA ALEGRIA QUE INTERAJO COM VOCÊ !

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

TECNOLOGIA ASERVIÇO DA EDUCAÇÃO

A Tecnologia nos tempos atuais é o motor do desenvolvimento. A metodologia de ensino docente deve estar associada as inovações tecnológicas, que de forma e rápida leva o conhecimento a um número cada vez maior de pessoas.
Lemos com freqüência que as tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Elas vêm colaborando, sem dúvida, para modificar o mundo.
Cada tecnologia modifica algumas dimensões da nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade da interação com o tempo e o espaço , na escola ela permite um novo encantamento, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem com outros da mesma cidade, país ou exterior, no seu próprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quiser. Alunos e professores encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, revistas on line, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisas e ter materiais atraentes para apresentação. O professor pode estar mais próximo do aluno. O processo de ensino e aprendizagem ganha assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.
Ocorre de muitos de nossos professores temem o novo, temem não estar preparados para tal. Há um novo re-encantamento pelas tecnologias por parte dos alunos, porque eles participam de uma interação muito mais intensa entre o real e o virtual.
È necessário que o professor busque o conhecimento tecnológico, uma vez que o professor não pode fazer o aluno aprender se ele não sabe aprender. É preciso levar os alunos ao re-encantamento pelo a prender a aprender.
È importante que o educador compreenda que não existe mais espaço para metodologias de ensino ultrapassadas, é importante que os professores percebam que o mundo precisa de profissionais, capazes de aprender e ensinar os alunos a aprender a utilizar corretamente a tecnologias existentes, uma vez que na rede encontra-se desde o racismo mais agressivo ou pornografia mais deslavada até discussões sobre temas científicos inovadores.
È preciso o re-encantamento na educação por meio das tecnologias.
O re-encantamento, em fim, não reside principalmente nas tecnologias cada vez mais sedutoras mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-se pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças e que nos solicita a um consumismo devorador e pernicioso. É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. È frustrante, por outro lado, contatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias. O re-encantemento, em grande parte, vai depender de nós.
A qualificação tecnológica e necessária para uma educação de qualidade. Está dependerá da interação/integração do ensino e aprendizagem comas tecnologias existentes.
A cada dia o uso das tecnologias com fins educativos é mais comum do que muitos pensam. Ela está presente em diversas e variada formas. Cada uma delas, em maior ou menor grau, é fruto de um projeto. È claro que alguns são mais sofisticados e outros menos arrojados, mas toda produção educativa envolve, via de regra, um projeção, um olhar para o futuro.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A HORA É AGORA !



O MELHOR DIA É HOJE!



QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ?

Tema: Título: Ser Colaborador, Aprendendo a reaprender


Sabemos que nos tempos atuais em que aprender é tão fácil quanto dar um clique, onde o linguagem de nossos alunos muitas vezes parece uma língua estranha a nossa: “Adobe Micromedia Flash Player, Microsoft PowerPooint, SWF, Saites, Tableless, Schockwave Flash, Layout, Web, Hiperlink, Flashpaper, Media Player, Windows Movie Maker, BlogsPot...” Não basta que o professor ensine para apreensão de conteúdos , nem apenas prepare seus alunos para a vida é preciso ir além, surpreender os alunos, levá-los a uma viagem através do conhecimento, para que desta forma o ensino e aprendizagem ocorra de forma significativa. Para tanto quando nos dispomos a ensinar estamos em um processo de aprendizagem imediata, expomos nossas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, em um meio onde todos os envolvidos estão permanentemente aprendendo a reaprender.
Eu Rosangela Pereira Da Silva, sou uma professora aprendiz colaboradora, quando ajudo o próximo tenho grandes chances de aprender diferente, interajo com o novo de conhecer melhor meu potencial e perceber o mundo que me rodeia,suas diversidades, relacionando-me melhor com o meio. Neste ato de ajudar já conquistei coisas importantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, entre elas o aprender a desaprender, que vem me ajudado muito a evoluir, pois deixo aquilo que acredito ser verdade absoluta e aceito novas verdades. Não é fácil abrir mão de idéias , verdades consideradas absolutas carregadas ao longo da vida, dando espaço para o novo.
Mas sei que diante das novas perspectivas do processo educacional tenho que aprimorar meus conhecimentos, pois o desafio atual é o reaprender, gerando respostas rápidas, abandonando o absoleto.
E nesta nova era Tecnológica não existe espaço para o comodismo, o educador tem que buscar aprimoramento, conhecer o desconhecido, inovar o já descoberto, para que a cada dia sua metodologia se torne mais atrativa, diversificada, desafiadora.
É preciso com urgência, a busca pelo novo, pela tecnologia avançada, atualizada, esta que segundo Walter Hermann do Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano, é o fantasma que assombra os professores contemporâneos, uma vez que a maioria dos alunos nasceram no berço da internet e não se incomodam com as inovações tecnológicas, pois estão acostumados com as mudanças constantes, do mundo globlalizado.
Como Professora,(Supervisora Escolar, estou intensificando o trabalho com Blogs, nas escolas em que estou acompanhando, o trabalho esta se pautando da seguinte forma: estamos juntamente criando os Blogspots, onde cada escola é responsável pelas postagem desta forma ela poderá alimentar a página com as ações realizadas pelos alunos, valorizando os trabalhos e divulgando os projetos. Proporcionar a escola a criação do seu Blogspot, favorece a interação e traça de experiências com as outras escolas, favorecendo desta maneira o aprimoramento do ensino e aprendizado, dinamizado.







As inovações tecnológicas devem estar presentes na Unidade de Ensino, não podemos mais fugir da realidade que nos cerca, e elas não estão apenas no giz e na caneta, vão além e devemos buscá-las, muitas vezes não para apresentá-las para nossos alunos, pois muitos já as dominam, mas para apresentá-las a nós mesmos educadores, que por vezes não a dominamos.
È necessário que percebamos que nos já e nós anos vindouros só terão êxito e poderão alcançar o sucesso, seja em que atividade for, aqueles que hoje estão cuidando de rever suas práticas e seus paradigmas.
As práticas, as posturas e os comportamentos jurássicos não são mais aceitáveis.
Aprenda, desaprenda e reaprenda é preciso que o conhecimento seja reciclado na velocidade da luz.
Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos a mudança.
Enfim usarei uma das citações de Paulo Freire para definir como sou Eu como professor Aprendiz: “Só aprende na medida em que vou ensinando. Vou ensinando na medida em que vou aprendendo”.
Pois é justamente no processo de ensino que absorvemos o aprendizado e ao aprendermos ensinamos, aos que estamos dispostos a compartilhar desta construção grandiosa, pois esta interação ensino e aprendizagem vêm levando a descoberta pelo interesse do aprender a aprender.

terça-feira, 1 de junho de 2010

NAVERGAR NO HIPERTEXTO!

Navegar no Hipertexto!

Ao falar de hipertexto não posso deixar de retratar sobre a importância da atualização profissional, nos dias atuais educadores não podem mais perdem tempo a corrida deve ser intensificada em busca de estratégias diferenciada de ensino e aprendizagem, é preciso gerar conhecimento.
Sabemos que a internet intera o seu usuário ao mundo moderno, mas a rede apenas oportuniza a comunicação ela é apenas mais uma forma de comunicar e adquirir conhecimentos atuais rapidamente. Mas sabemos também que o usuário pode utilizar a rede de forma equivocada, ou até mesmo se tornar um aliado, não sendo este o objetivo que atraí o grupo de educadores ao uso das tecnologias, objetivamos sempre caminhar em frente visualizando a interatividade, inovações, aperfeiçoamento.
Foi muito interessante navegar nos hipertextos da Wikipédia eles possibilitam a livre escolha do caminho a ser percorrido, agrega recursos como sons, imagens animação sendo uma consulta fácil e atrativa uma estrutura diferente para o texto, sendo muito bom viajar pelo hipertexto : http://www.boohbah.tv/
Ao navegar por hipertextos possibilita ao educador e ao educando formas variadas e ordens diferentes de realizar uma leitura, o hipertexto é utilizado no processo de ensino e aprendizagem quando realiza-se uma pesquisa, busca-se apoio em enciclopédias, assim como quando utilizo o dicionário ao buscar um conceito e vou a outro para obter melhor compreensão. Essa estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral. Ausência de limites O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam