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O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

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domingo, 28 de novembro de 2010

Parcerias na Escola, Uma Forma de Integrar as TICs ao Currículo.

Parcerias na Escola, Uma Forma de Integrar as TICs ao Currículo.


Após as leituras realizadas pelos textos sugeridos pelo curso das TCIs e outras várias leituras realizadas, cheguei à conclusão que currículo é a expressão de uma concepção de mundo, de homem e de sociedade e que deve ser pensado no âmbito escolar todos os anos, sendo que o currículo formal deve ser reestruturado conforme a realidade vivenciada pelos alunos, esta que deve ser prognóstico da proposta pedagógica do ano.
A escola deve estudar bem e avaliar as formas de currículos existentes, para que estes não venham a ser mal entendidos e conseqüentemente mal trabalhados e posteriormente causar danos ao aprendizado do aluno.
No séc. XXI a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula e essas tecnologias auxiliam/contribuem muito no desenvolver do currículo escolar. Mas para que esta contribuição realmente ocorra faz-se necessário que ocorram mudanças de comportamento tanto da concepção de escola, como da concepção de docência que se tem e se aplica hoje.
Não pode-se mais deixar de lado as tecnologias existentes , mesmo que se queira não é mais possível, nem aceitável esquivar-se, elas fazem-se presentes por todos os lados.
O novo perfil de aluno que a escola atende é apenas mais um motivo para educadores desenharem um novo desin educativo, uma nova forma de educar. Forma esta que venha de encontro às ansiedades/necessidades dos alunos da era digital, para que desta maneira a escola possa através da integração currículo x tecnologia propiciar a transformação da escola em espaço de experiências de aprendizagem significativa.
Após leituras realizadas pelos textos sugeridos pelo curso das TCIs e outras várias leituras realizadas, conclui que currículo é a expressão de uma concepção de mundo, de homem e de sociedade e que deve ser pensado no âmbito escolar todos os anos, sendo que o currículo formal deve ser reestruturado conforme a realidade vivenciada pelos alunos, esta que deve ser prognóstico da proposta pedagógica do ano.
A escola deve estudar bem e avaliar as formas de currículos existentes, para que estes não venham a ser mal entendidos e conseqüentemente mal trabalhados e posteriormente causar danos ao aprendizado do aluno.
No séc. XXI a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula e essas tecnologias auxiliam/contribuem muito no desenvolver do currículo escolar. Mas para que esta contribuição realmente ocorra faz-se necessário que ocorram mudanças de comportamento tanto da concepção de escola, como da concepção de docência que se tem e se aplica hoje.
Não pode-se mais deixar de lado as tecnologias existentes , mesmo que se queira não é mais possível, nem aceitável esquivar-se, elas fazem-se presentes por todos os lados.
O novo perfil de aluno que a escola atende é apenas mais um motivo para educadores desenharem um novo desin educativo, uma nova forma de educar. Forma esta que venha de encontro às ansiedades/necessidades dos alunos da era digital, para que desta maneira a escola possa através da integração currículo x tecnologia propiciar a transformação da escola em espaço de experiências de aprendizagem significativa. È realmente percebe-se que nesta nova era do tecnológico um novo jeito de pensar o espaço e o tempo escolar a própria organização do currículo e a forma de produzir conhecimentos deve ser avaliada e velhas metodologias de ensino transformadas em novas práticas pedagógicas.
Desde a elaboração a execução do planejamento docente e preciso pensar que para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é essencial que haja flexibilidade e compromisso do professor, com a devida clareza do objetivo propostos. O professor deve estar ciente e disposto a quebrar paradigmas, a firmar parcerias e ir além do que o esperado, o almejado, saber que é um grande desafio, mas que este desafio pode valer apena ser gratificante, ser projetado e trabalhado, juntamente com a equipe escolar e os alunos.
O fortalecimento do ensino e aprendizagem efetiva-se no desenvolvimento de projetos escolares e para que um projeto posa ser desenvolvido com êxito no âmbito escolar e preciso primeiramente que esteja contemplado no Projeto Político pedagógico da Escola, pois desta forma ele terá sido pensado pela equipe escolar, com parcerias de alunos, pais, colegiados, comunidade local e parceiros, tendo que o financia, a execução desta forma fica mais amena e gratificante para todos, uma vez que o projeto deve ser escolar e não de um professor.
Os projetos individuais do professor deve ser repensados dentro das Unidades escolares, umas vez que comprovadamente eles causam desconfortos para o proponente e para os demais colegas de trabalho, prejudicando a rotina escolar.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PLANO DE AULA REELABORADO

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Atividade: Projeto de Trabalho em Sala de Aula com Integração das Tecnologias

Autora: Rosangela Pereira da Silva

Instituição: NTE/Dianópolis;

Nível de Ensino: Ensino Fundamental;

Turma ano: 5º

Tempo da aula: 3 semanas

Componente Curricular: Língua Portuguesa;

Tema: Os Gêneros Textuais

Título: Convite, carta, receita, bilhete, poesia, música, histórias em quadrinhos.

Objetivo: Geral:
• Percepção por parte do alunado sobre o que é um projeto;
• Despertar de talentos;
• Compreensão dos Gêneros textuais;
• Produção de textos;

Objetivos específicos:
• Trabalhar a oralidade;
• Desenvolver a escrita;
• Trabalhar com diversos gêneros textuais;
• Realizar contextualização do conteúdo;
• Trabalhar interdisciplinarmente;
• Despertar a criatividade do alunado;
• Levar os alunos ao laboratório de informática;
• Trabalhar com a tecnologia na educação;
• Desenvolver habilidades leitoras e escritas;
• Levar os alunos a pesquisarem na internet modelos de convite, carta, bilhete e receita de uma feijoada;
• Levar s alunos a produção do seu convite, bilhete, carta e receita;
• Formação de mural;
• Formar equipes de trabalho;
• Levar o aluno a produzir uma poesia e transformá-la em música;
• Levar ao conhecimento dos alunos o programa ComiClife;
• Trabalhar com o programa ComiClife, levando os alunos a criarem histórias em quadrinhos;
• Auxiliar os alunos o correto manuseio da Data Show;
• Realizar apresentação dos trabalhos realizados em sala de aula para os colegas com a utilização de data show;
• Realizar apresentação dos trabalhos realizados no pátio escolar para outros alunos da Unidade Escolar ;


Estratégias e Recursos da Aula:

Para atingir os objetivos propostos estaremos trabalhando com correio em classe diversos gênero textuais tais como a carta, onde os alunos realizaram pesquisa na internet, sobre a estrutura de uma carta, após realizaremos o estudo da estrutura necessária para se escrever uma carta, será montado um correio em classe onde através de um sorteio sigiloso cada aluno poderá pegar um colega para escrever e encaminhar-lhe uma carta esta que terá a antecipadamente a correção docente. Este procedimento será realizado com o bilhete, convite, receita.
Cada receptor estará realizando oralmente leitura de sues gêneros textuais recebidos pelo correio em classe.
Após realizaremos formação de equipes e pesquisa no laboratório de informática sobre o gênero textual poesia, que posteriormente será transformada pelas equipes em música.
Estaremos realizando no laboratório de informática trabalho com o programa ComiClife onde os alunos após desenvolverem habilidades com o programa estarão criando suas histórias em quadrinhos;
Os trabalhos realizados com as poesias, convite, bilhete, carta e receita serão expostos através de mural em sala de aula e pátio escolar e ComiClife serão apresentados em sala de aula e pátio escolar.


Avaliação:

Será realizada avaliação através da participação, envolvimento do individual e das equipes de trabalho nas atividades propostas e através das apresentações dos trabalhos realizados;




Atividades Desenvolvidas Pelos Alunos:

• Pesquisas na Internet;
• Produção de carta;
• Produção de bilhete;
• Produção de convite;
• Transformação de poesia em música;
• Leitura oral;
• Desenvolvimento de histórias em quadrinhos;
• Manuseio do computador;
• Trabalhos com o programa ComiClife;
• Manuseio do data show;
• Produção de mural;
• Trabalhos em equipe;
• Apresentações de trabalhos realizados;


O previsto e o realizado:

As atividades planejadas/propostas para os alunos foram realizadas, referente as leituras do correio em classe não foi possível 100% da realização, uma vez que alguns alunos preferirão não realizar a leitura para a turma toda, realizando a leitura apenas para a professora.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Rosangela P.da Silva
Data: 16/11/2010


Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Nas discussões que envolvem as transformações tecnologicas, é preciso que o individuo compreenda o tempo e o espaço, para absorver tantas mudanças em tempos tão curtos, pois a velocidade das informações é uma realidade. O educador precisa estar atualizado, saber omo lidar com as modificações tecnologicas, como aplicá-las em sua prática pedagógica, uma ves que a tecnologia pela tecnologia não fará nenhuma mudança na metodologia de ensino docente, é preciso que o professor saiba como lidar adequadamente com esta tecnologia, é pensar a tecnologia x metodologia.
Nossa vida pessaol e profissioan te tido alterações devido a utiliação das mídias, as formas co que nos realacionamos com o mundo vem mudando, os avanços ecnológicos interferem positivamente e negativamente nesta relação. A inserção das tecnologias no ambito escolar merece reflexão, o ´processo merece análise crítica quanto a sua aplicabilidade, partindo da revisão dos processos pedagógicos e das concepções de ensino e aprendizagem utilizadas e que não chamam mais atenção dos alunos do século XXI.
Como apresentado no Livro Verde da Sociedade da Informação, “educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias da informação”. Portanto, o uso das TIC, no ambiente escolar, requer uma postura pedagógica inovadora e desafiadora para todos envolvidos com a educação.
A formação continuada é o primeiro passo para superação de paradgmas impostos pelos novos desafios. Se o educador não souber como utilizar os recursos das mídias/TICs, a situação será a mesma ao passar dos anos, e observada em nossas salas de aula hoje, quando mesmo tendo os recursos , não tem o domínio dos recursos disponíveis na sala de aula.
Acredito que quando os professores dominarem as tecnologias e descobrirem, o quanto as TIC podem contribuir para dinamizar os conteúdos, superar as dificuldades de aprendizagem e melhorar as relações interpessoais na sala de aula, teremos profissioanis mais interessados em em aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis em nossas escolas, pois as TICs só terá sentido se melhorar a vida das pessoas.