SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!

É COM MUITA ALEGRIA QUE INTERAJO COM VOCÊ !

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ?

Tema: Título: Ser Colaborador, Aprendendo a reaprender


Sabemos que nos tempos atuais em que aprender é tão fácil quanto dar um clique, onde o linguagem de nossos alunos muitas vezes parece uma língua estranha a nossa: “Adobe Micromedia Flash Player, Microsoft PowerPooint, SWF, Saites, Tableless, Schockwave Flash, Layout, Web, Hiperlink, Flashpaper, Media Player, Windows Movie Maker, BlogsPot...” Não basta que o professor ensine para apreensão de conteúdos , nem apenas prepare seus alunos para a vida é preciso ir além, surpreender os alunos, levá-los a uma viagem através do conhecimento, para que desta forma o ensino e aprendizagem ocorra de forma significativa. Para tanto quando nos dispomos a ensinar estamos em um processo de aprendizagem imediata, expomos nossas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, em um meio onde todos os envolvidos estão permanentemente aprendendo a reaprender.
Eu Rosangela Pereira Da Silva, sou uma professora aprendiz colaboradora, quando ajudo o próximo tenho grandes chances de aprender diferente, interajo com o novo de conhecer melhor meu potencial e perceber o mundo que me rodeia,suas diversidades, relacionando-me melhor com o meio. Neste ato de ajudar já conquistei coisas importantes para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, entre elas o aprender a desaprender, que vem me ajudado muito a evoluir, pois deixo aquilo que acredito ser verdade absoluta e aceito novas verdades. Não é fácil abrir mão de idéias , verdades consideradas absolutas carregadas ao longo da vida, dando espaço para o novo.
Mas sei que diante das novas perspectivas do processo educacional tenho que aprimorar meus conhecimentos, pois o desafio atual é o reaprender, gerando respostas rápidas, abandonando o absoleto.
E nesta nova era Tecnológica não existe espaço para o comodismo, o educador tem que buscar aprimoramento, conhecer o desconhecido, inovar o já descoberto, para que a cada dia sua metodologia se torne mais atrativa, diversificada, desafiadora.
É preciso com urgência, a busca pelo novo, pela tecnologia avançada, atualizada, esta que segundo Walter Hermann do Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano, é o fantasma que assombra os professores contemporâneos, uma vez que a maioria dos alunos nasceram no berço da internet e não se incomodam com as inovações tecnológicas, pois estão acostumados com as mudanças constantes, do mundo globlalizado.
Como Professora,(Supervisora Escolar, estou intensificando o trabalho com Blogs, nas escolas em que estou acompanhando, o trabalho esta se pautando da seguinte forma: estamos juntamente criando os Blogspots, onde cada escola é responsável pelas postagem desta forma ela poderá alimentar a página com as ações realizadas pelos alunos, valorizando os trabalhos e divulgando os projetos. Proporcionar a escola a criação do seu Blogspot, favorece a interação e traça de experiências com as outras escolas, favorecendo desta maneira o aprimoramento do ensino e aprendizado, dinamizado.







As inovações tecnológicas devem estar presentes na Unidade de Ensino, não podemos mais fugir da realidade que nos cerca, e elas não estão apenas no giz e na caneta, vão além e devemos buscá-las, muitas vezes não para apresentá-las para nossos alunos, pois muitos já as dominam, mas para apresentá-las a nós mesmos educadores, que por vezes não a dominamos.
È necessário que percebamos que nos já e nós anos vindouros só terão êxito e poderão alcançar o sucesso, seja em que atividade for, aqueles que hoje estão cuidando de rever suas práticas e seus paradigmas.
As práticas, as posturas e os comportamentos jurássicos não são mais aceitáveis.
Aprenda, desaprenda e reaprenda é preciso que o conhecimento seja reciclado na velocidade da luz.
Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos a mudança.
Enfim usarei uma das citações de Paulo Freire para definir como sou Eu como professor Aprendiz: “Só aprende na medida em que vou ensinando. Vou ensinando na medida em que vou aprendendo”.
Pois é justamente no processo de ensino que absorvemos o aprendizado e ao aprendermos ensinamos, aos que estamos dispostos a compartilhar desta construção grandiosa, pois esta interação ensino e aprendizagem vêm levando a descoberta pelo interesse do aprender a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário