Parcerias na Escola, Uma Forma de Integrar as TICs ao Currículo.
Após as leituras realizadas pelos textos sugeridos pelo curso das TCIs e outras várias leituras realizadas, cheguei à conclusão que currículo é a expressão de uma concepção de mundo, de homem e de sociedade e que deve ser pensado no âmbito escolar todos os anos, sendo que o currículo formal deve ser reestruturado conforme a realidade vivenciada pelos alunos, esta que deve ser prognóstico da proposta pedagógica do ano.
A escola deve estudar bem e avaliar as formas de currículos existentes, para que estes não venham a ser mal entendidos e conseqüentemente mal trabalhados e posteriormente causar danos ao aprendizado do aluno.
No séc. XXI a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula e essas tecnologias auxiliam/contribuem muito no desenvolver do currículo escolar. Mas para que esta contribuição realmente ocorra faz-se necessário que ocorram mudanças de comportamento tanto da concepção de escola, como da concepção de docência que se tem e se aplica hoje.
Não pode-se mais deixar de lado as tecnologias existentes , mesmo que se queira não é mais possível, nem aceitável esquivar-se, elas fazem-se presentes por todos os lados.
O novo perfil de aluno que a escola atende é apenas mais um motivo para educadores desenharem um novo desin educativo, uma nova forma de educar. Forma esta que venha de encontro às ansiedades/necessidades dos alunos da era digital, para que desta maneira a escola possa através da integração currículo x tecnologia propiciar a transformação da escola em espaço de experiências de aprendizagem significativa.
Após leituras realizadas pelos textos sugeridos pelo curso das TCIs e outras várias leituras realizadas, conclui que currículo é a expressão de uma concepção de mundo, de homem e de sociedade e que deve ser pensado no âmbito escolar todos os anos, sendo que o currículo formal deve ser reestruturado conforme a realidade vivenciada pelos alunos, esta que deve ser prognóstico da proposta pedagógica do ano.
A escola deve estudar bem e avaliar as formas de currículos existentes, para que estes não venham a ser mal entendidos e conseqüentemente mal trabalhados e posteriormente causar danos ao aprendizado do aluno.
No séc. XXI a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula e essas tecnologias auxiliam/contribuem muito no desenvolver do currículo escolar. Mas para que esta contribuição realmente ocorra faz-se necessário que ocorram mudanças de comportamento tanto da concepção de escola, como da concepção de docência que se tem e se aplica hoje.
Não pode-se mais deixar de lado as tecnologias existentes , mesmo que se queira não é mais possível, nem aceitável esquivar-se, elas fazem-se presentes por todos os lados.
O novo perfil de aluno que a escola atende é apenas mais um motivo para educadores desenharem um novo desin educativo, uma nova forma de educar. Forma esta que venha de encontro às ansiedades/necessidades dos alunos da era digital, para que desta maneira a escola possa através da integração currículo x tecnologia propiciar a transformação da escola em espaço de experiências de aprendizagem significativa. È realmente percebe-se que nesta nova era do tecnológico um novo jeito de pensar o espaço e o tempo escolar a própria organização do currículo e a forma de produzir conhecimentos deve ser avaliada e velhas metodologias de ensino transformadas em novas práticas pedagógicas.
Desde a elaboração a execução do planejamento docente e preciso pensar que para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é essencial que haja flexibilidade e compromisso do professor, com a devida clareza do objetivo propostos. O professor deve estar ciente e disposto a quebrar paradigmas, a firmar parcerias e ir além do que o esperado, o almejado, saber que é um grande desafio, mas que este desafio pode valer apena ser gratificante, ser projetado e trabalhado, juntamente com a equipe escolar e os alunos.
O fortalecimento do ensino e aprendizagem efetiva-se no desenvolvimento de projetos escolares e para que um projeto posa ser desenvolvido com êxito no âmbito escolar e preciso primeiramente que esteja contemplado no Projeto Político pedagógico da Escola, pois desta forma ele terá sido pensado pela equipe escolar, com parcerias de alunos, pais, colegiados, comunidade local e parceiros, tendo que o financia, a execução desta forma fica mais amena e gratificante para todos, uma vez que o projeto deve ser escolar e não de um professor.
Os projetos individuais do professor deve ser repensados dentro das Unidades escolares, umas vez que comprovadamente eles causam desconfortos para o proponente e para os demais colegas de trabalho, prejudicando a rotina escolar.
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