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domingo, 28 de novembro de 2010

Parcerias na Escola, Uma Forma de Integrar as TICs ao Currículo.

Parcerias na Escola, Uma Forma de Integrar as TICs ao Currículo.


Após as leituras realizadas pelos textos sugeridos pelo curso das TCIs e outras várias leituras realizadas, cheguei à conclusão que currículo é a expressão de uma concepção de mundo, de homem e de sociedade e que deve ser pensado no âmbito escolar todos os anos, sendo que o currículo formal deve ser reestruturado conforme a realidade vivenciada pelos alunos, esta que deve ser prognóstico da proposta pedagógica do ano.
A escola deve estudar bem e avaliar as formas de currículos existentes, para que estes não venham a ser mal entendidos e conseqüentemente mal trabalhados e posteriormente causar danos ao aprendizado do aluno.
No séc. XXI a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula e essas tecnologias auxiliam/contribuem muito no desenvolver do currículo escolar. Mas para que esta contribuição realmente ocorra faz-se necessário que ocorram mudanças de comportamento tanto da concepção de escola, como da concepção de docência que se tem e se aplica hoje.
Não pode-se mais deixar de lado as tecnologias existentes , mesmo que se queira não é mais possível, nem aceitável esquivar-se, elas fazem-se presentes por todos os lados.
O novo perfil de aluno que a escola atende é apenas mais um motivo para educadores desenharem um novo desin educativo, uma nova forma de educar. Forma esta que venha de encontro às ansiedades/necessidades dos alunos da era digital, para que desta maneira a escola possa através da integração currículo x tecnologia propiciar a transformação da escola em espaço de experiências de aprendizagem significativa.
Após leituras realizadas pelos textos sugeridos pelo curso das TCIs e outras várias leituras realizadas, conclui que currículo é a expressão de uma concepção de mundo, de homem e de sociedade e que deve ser pensado no âmbito escolar todos os anos, sendo que o currículo formal deve ser reestruturado conforme a realidade vivenciada pelos alunos, esta que deve ser prognóstico da proposta pedagógica do ano.
A escola deve estudar bem e avaliar as formas de currículos existentes, para que estes não venham a ser mal entendidos e conseqüentemente mal trabalhados e posteriormente causar danos ao aprendizado do aluno.
No séc. XXI a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão de sala de aula e essas tecnologias auxiliam/contribuem muito no desenvolver do currículo escolar. Mas para que esta contribuição realmente ocorra faz-se necessário que ocorram mudanças de comportamento tanto da concepção de escola, como da concepção de docência que se tem e se aplica hoje.
Não pode-se mais deixar de lado as tecnologias existentes , mesmo que se queira não é mais possível, nem aceitável esquivar-se, elas fazem-se presentes por todos os lados.
O novo perfil de aluno que a escola atende é apenas mais um motivo para educadores desenharem um novo desin educativo, uma nova forma de educar. Forma esta que venha de encontro às ansiedades/necessidades dos alunos da era digital, para que desta maneira a escola possa através da integração currículo x tecnologia propiciar a transformação da escola em espaço de experiências de aprendizagem significativa. È realmente percebe-se que nesta nova era do tecnológico um novo jeito de pensar o espaço e o tempo escolar a própria organização do currículo e a forma de produzir conhecimentos deve ser avaliada e velhas metodologias de ensino transformadas em novas práticas pedagógicas.
Desde a elaboração a execução do planejamento docente e preciso pensar que para integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo é essencial que haja flexibilidade e compromisso do professor, com a devida clareza do objetivo propostos. O professor deve estar ciente e disposto a quebrar paradigmas, a firmar parcerias e ir além do que o esperado, o almejado, saber que é um grande desafio, mas que este desafio pode valer apena ser gratificante, ser projetado e trabalhado, juntamente com a equipe escolar e os alunos.
O fortalecimento do ensino e aprendizagem efetiva-se no desenvolvimento de projetos escolares e para que um projeto posa ser desenvolvido com êxito no âmbito escolar e preciso primeiramente que esteja contemplado no Projeto Político pedagógico da Escola, pois desta forma ele terá sido pensado pela equipe escolar, com parcerias de alunos, pais, colegiados, comunidade local e parceiros, tendo que o financia, a execução desta forma fica mais amena e gratificante para todos, uma vez que o projeto deve ser escolar e não de um professor.
Os projetos individuais do professor deve ser repensados dentro das Unidades escolares, umas vez que comprovadamente eles causam desconfortos para o proponente e para os demais colegas de trabalho, prejudicando a rotina escolar.

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