SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!

É COM MUITA ALEGRIA QUE INTERAJO COM VOCÊ !

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PLANO DE AULA REELABORADO

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Atividade: Projeto de Trabalho em Sala de Aula com Integração das Tecnologias

Autora: Rosangela Pereira da Silva

Instituição: NTE/Dianópolis;

Nível de Ensino: Ensino Fundamental;

Turma ano: 5º

Tempo da aula: 3 semanas

Componente Curricular: Língua Portuguesa;

Tema: Os Gêneros Textuais

Título: Convite, carta, receita, bilhete, poesia, música, histórias em quadrinhos.

Objetivo: Geral:
• Percepção por parte do alunado sobre o que é um projeto;
• Despertar de talentos;
• Compreensão dos Gêneros textuais;
• Produção de textos;

Objetivos específicos:
• Trabalhar a oralidade;
• Desenvolver a escrita;
• Trabalhar com diversos gêneros textuais;
• Realizar contextualização do conteúdo;
• Trabalhar interdisciplinarmente;
• Despertar a criatividade do alunado;
• Levar os alunos ao laboratório de informática;
• Trabalhar com a tecnologia na educação;
• Desenvolver habilidades leitoras e escritas;
• Levar os alunos a pesquisarem na internet modelos de convite, carta, bilhete e receita de uma feijoada;
• Levar s alunos a produção do seu convite, bilhete, carta e receita;
• Formação de mural;
• Formar equipes de trabalho;
• Levar o aluno a produzir uma poesia e transformá-la em música;
• Levar ao conhecimento dos alunos o programa ComiClife;
• Trabalhar com o programa ComiClife, levando os alunos a criarem histórias em quadrinhos;
• Auxiliar os alunos o correto manuseio da Data Show;
• Realizar apresentação dos trabalhos realizados em sala de aula para os colegas com a utilização de data show;
• Realizar apresentação dos trabalhos realizados no pátio escolar para outros alunos da Unidade Escolar ;


Estratégias e Recursos da Aula:

Para atingir os objetivos propostos estaremos trabalhando com correio em classe diversos gênero textuais tais como a carta, onde os alunos realizaram pesquisa na internet, sobre a estrutura de uma carta, após realizaremos o estudo da estrutura necessária para se escrever uma carta, será montado um correio em classe onde através de um sorteio sigiloso cada aluno poderá pegar um colega para escrever e encaminhar-lhe uma carta esta que terá a antecipadamente a correção docente. Este procedimento será realizado com o bilhete, convite, receita.
Cada receptor estará realizando oralmente leitura de sues gêneros textuais recebidos pelo correio em classe.
Após realizaremos formação de equipes e pesquisa no laboratório de informática sobre o gênero textual poesia, que posteriormente será transformada pelas equipes em música.
Estaremos realizando no laboratório de informática trabalho com o programa ComiClife onde os alunos após desenvolverem habilidades com o programa estarão criando suas histórias em quadrinhos;
Os trabalhos realizados com as poesias, convite, bilhete, carta e receita serão expostos através de mural em sala de aula e pátio escolar e ComiClife serão apresentados em sala de aula e pátio escolar.


Avaliação:

Será realizada avaliação através da participação, envolvimento do individual e das equipes de trabalho nas atividades propostas e através das apresentações dos trabalhos realizados;




Atividades Desenvolvidas Pelos Alunos:

• Pesquisas na Internet;
• Produção de carta;
• Produção de bilhete;
• Produção de convite;
• Transformação de poesia em música;
• Leitura oral;
• Desenvolvimento de histórias em quadrinhos;
• Manuseio do computador;
• Trabalhos com o programa ComiClife;
• Manuseio do data show;
• Produção de mural;
• Trabalhos em equipe;
• Apresentações de trabalhos realizados;


O previsto e o realizado:

As atividades planejadas/propostas para os alunos foram realizadas, referente as leituras do correio em classe não foi possível 100% da realização, uma vez que alguns alunos preferirão não realizar a leitura para a turma toda, realizando a leitura apenas para a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário