SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG!

É COM MUITA ALEGRIA QUE INTERAJO COM VOCÊ !

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

O SORRISO É A MELHOR ARMA CONTRA A TRISTEZA!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: Rosangela P.da Silva
Data: 16/11/2010


Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Nas discussões que envolvem as transformações tecnologicas, é preciso que o individuo compreenda o tempo e o espaço, para absorver tantas mudanças em tempos tão curtos, pois a velocidade das informações é uma realidade. O educador precisa estar atualizado, saber omo lidar com as modificações tecnologicas, como aplicá-las em sua prática pedagógica, uma ves que a tecnologia pela tecnologia não fará nenhuma mudança na metodologia de ensino docente, é preciso que o professor saiba como lidar adequadamente com esta tecnologia, é pensar a tecnologia x metodologia.
Nossa vida pessaol e profissioan te tido alterações devido a utiliação das mídias, as formas co que nos realacionamos com o mundo vem mudando, os avanços ecnológicos interferem positivamente e negativamente nesta relação. A inserção das tecnologias no ambito escolar merece reflexão, o ´processo merece análise crítica quanto a sua aplicabilidade, partindo da revisão dos processos pedagógicos e das concepções de ensino e aprendizagem utilizadas e que não chamam mais atenção dos alunos do século XXI.
Como apresentado no Livro Verde da Sociedade da Informação, “educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias da informação”. Portanto, o uso das TIC, no ambiente escolar, requer uma postura pedagógica inovadora e desafiadora para todos envolvidos com a educação.
A formação continuada é o primeiro passo para superação de paradgmas impostos pelos novos desafios. Se o educador não souber como utilizar os recursos das mídias/TICs, a situação será a mesma ao passar dos anos, e observada em nossas salas de aula hoje, quando mesmo tendo os recursos , não tem o domínio dos recursos disponíveis na sala de aula.
Acredito que quando os professores dominarem as tecnologias e descobrirem, o quanto as TIC podem contribuir para dinamizar os conteúdos, superar as dificuldades de aprendizagem e melhorar as relações interpessoais na sala de aula, teremos profissioanis mais interessados em em aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis em nossas escolas, pois as TICs só terá sentido se melhorar a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário